6.7.07

Um pouco mais de cultura geral não faz mal...

Obrigada pelas vossas lindas palavras que muito me sensibilizaram.

Neste período de férias, espero que continuem a dar uma espreitadela ao nosso blogue.

Pensei dar-vos alguma informação cultural sobre uma matéria com que talvez não estejam muito familiarizadas: GRANDES COMPOSITORES DE LÍNGUA ALEMÃ -Séc.s XVIII e XIX.

Em tempos, no âmbito da disciplina de Alemão, organizei, com algumas alunas do curso nocturno, uma exposição, um colóquio e um sarau subordinados ao tema acima referido....e felizmente foi um sucesso. Conseguimos despertar o interesse de alunos mais novos, cujas opiniões foram a nossa maior recompensa, tendo em conta que estes temas são, geralmente, para eles, demasiado sérios e “uma autêntica seca”.

Mas garanto-vos que quando começamos a conhecer a vida de cada um destes compositores, ficamos agarrados pelas histórias tão humanas, cheias de amores e desamores, de alegrias e tragédias, de sucessos e fracassos...e nunca mais os esquecemos. Vemos também como a música é a expressão dos acontecimentos, das emoções, dos sentimentos, das motivações que constituíram a vida de cada um.
E os retratos? Também nos revelam muito, apesar de nem sempre serem muito fiéis ao original. Olhem só para este 'borracho'...não o acham bonito? As senhoras da época adoravam-no. Imaginam de quem se trata...


Espero contribuir para aumentar a vossa cultura geral e a minha... Vou tentar não ser “chata”. Prometem que lêem? E que ouvem...porque tenciono colocar uma peça musical correspondente a cada um dos compositores apresentados. Se gostarem, não deixem de ouvir mais...

Até breve.Bom trabalho / bom descanso!

Sem comentários: