1.6.07

UM OUTRO DIA

Outro dia importante festejado internacionalmente: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, em alemão: WELTTAG DES KINDES

Queridas alunas, sabem quando foi criado este Dia?

Em 1950. A seguir à Segunda Guerra Mundial, muitos países da Europa, do Médio Oriente e a da China entraram numa crise profunda que afectou principalmente as crianças. As dificuldades de sobrevivência eram muitas: falta de comida, de trabalho e de dinheiro fazia com que os pais tirassem as crianças da escola e as pusessem a trabalhar em condições impróprias e desumanas.
Foi então que, em 1946, um grupo de países da ONU começou a tentar resolver o problema criando a UNICEF.
Mas nem todos os países estavam interessados nos direitos da criança.
Foi necessário que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propusesse às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
1. afecto, amor e compreensão; 2. alimentação adequada; 3. cuidados médicos;4. educação gratuita; 5. protecção contra todas as formas de exploração; 6. crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.


Apesar destas medidas terem sido tomadas, só em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "
Declaração dos Direitos da Criança". Ela compõe-se de uma lista de 10 princípios que, se não forem ignorados, poderão tornar a vida das crianças, em todo o mundo, mais digna e feliz.

Desde o início da comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, Portugal participou nessa celebração, mas durante o regime de Salazar, pouco se fez para que os princípios consagrados na Declaração fossem cumpridos.
Só depois do 25 de Abril, o Dia da Criança começou a ser mais divulgado e as crianças portuguesas passaram a ter direito a leis próprias que ficaram escritas na Constituição da República!
Quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", um documento muito mais completo - 54 artigos - com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos.
Esta declaração tornou-se lei internacional em 1990, lei que Portugal ratificou, comprometendo-se a cumprir o que lá está escrito.
Mas, infelizmente, ainda existem crianças que sofrem maus tratos, que são mal nutridas, que não vão à escola e que são obrigadas a trabalhar como adultos...

Um longo processo...Será que algum dia estes princípios serão cabalmente cumpridos?

Por todo o mundo vão ter lugar festejos. Em Viena de Áustria, por exemplo, o mote que os Amigos das Crianças arranjaram para as celebrações é o seguinte: "quem cresce precisa de espaço". Em 9 de Setembro, eles vão organizar, em 23 locais da cidade, festejos com vista a chamar a atenção dos vienenses para a necessidade de haver mais lugar, mais compreensão e mais tolerância nos seus corações, na sua sociedade e nas suas cidades.

Aqui vai a notícia. (Depois desta explicação, leiam e vejam o que conseguem compreender.)

"Mit dem Förderfonds "Spielräume schaffen" setzen die Wiener Kinderfreunde konkrete Schritte, damit Kinder mehr Platz, mehr Verständnis und mehr Toleranz in der Gesellschaft erhalten. Wir müssen Kindern die Entfaltungsmöglichkeiten geben, die für ihre Entwicklung wichtig ist," meint Erni Graßberger, Vorsitzende der Wiener Kinderfreunde.
Die Kinderfreunde haben daher für den diesjährigen Welttag des Kindes das Motto: "Wer wachsen soll, braucht Platz" gewählt. Am Sonntag, dem 9. September, wird an 23 Festplätzen in ganz Wien gefeiert, für mehr Platz, mehr Verständnis und mehr Toleranz für Kinder in unseren Herzen, in unserer Gesellschaft, in unseren Städten.


Para todas as crianças do mundo, especialmente as que sofrem, todo o nosso amor!

Sem comentários: