29.5.07

DIA EUROPEU DA VIZINHANÇA

Não se esqueçam de serem, hoje, em especial, mais simpáticos para os vossos vizinhos!


Hoje é o Dia Europeu da Vizinhança! Em alemão. Europäischer Tag des Nachbarn.


Como é bom termos vizinhos que possamos cumprimentar com prazer ... vizinhos que não virem a cara para o lado fingindo que não nos vêem... vizinhos sorridentes, afáveis, sociáveis, solidários....




Na nossa cidade de Lisboa, existem bairros onde se vai festejar este dia. Na Alemanha também. Por exemplo em Berlim, os habitantes de alguns bairros convidam os moradores para uma festa cultural e gastronómica.


Aqui está um pequeno excerto de uma notícia:(vejam o que conseguem compreender)


Berliner Quartiere beteiligen sich am Europäischen Fest der Nachbarn am Dienstag, 29. Mai. Zu einem Miteinander bei Kultur und Kulinarischem laden die Quartiersbüros der Schillerpromenade und der Rollbergsiedlung die Anwohnerinnen und Anwohner ein.
Die Schillerpromenade feiert ein Grillfest am Herrfurthplatz ab 13 Uhr.
Anschließend wird um 14.30 Uhr zu einer Besichtigung des neu eröffneten Quartiersbüros der Rollbergsiedlung mit anschließender Kaffeetafel eingeladen.



Dos vizinhos eu, pessoalmente, tenho boas e más recordações. Já vivi em quatro casas, em que tive relações de vizinhança muito diferentes. Na minha infância, lembro-me de ter vizinhos que se tornaram amigos. Vinham todos os dias a nossa casa para conversar, jogar, conviver, o que hoje se torna cada vez mais difícil. Mais tarde, noutra casa, tive uma experiência para esquecer...só que na verdade nunca os esquecerei, pela negativa. Na terceira casa, fiz amizades, convivi com alguns deles, fizemos passeios juntos...deixaram saudades. Agora, felizmente, voltei a ter como vizinhos pessoas boas, solidárias, amigas, com quem é bom conviver, embora os tempos sejam outros e a disponibilidade de tempo não seja a mesma...

Fico à espera que falem. agora, das vossas experiências. Qual é a importância dos vizinhos na vossa vida? Como se dão com eles? Têm uma boa relação? Como é que eles se comportam?

Um bom dia para todas!

Sem comentários: