7.6.07

No post anterior, acerca da cimeira dos G8, mencionei a cidade de Rostock, um porto de mar, no norte da Alemanha.
A propósito, lembrei-me de vos mostrar umas fotografias que tirei, quando lá estive, há três anos atrás. De tudo o que vi daquela zona que pertencia à antiga DDR (República Democrática Alemã), foi talvez a cidade que mais me decepcionou. Embora tenha sido uma cidade muito importante, na baixa Idade Média, com lindos edifícios góticos em tijolo, característicos do norte da Alemanha, penso que talvez, entre outras razões, por ter sido gravemente afectada pelos bombardeamentos durante a II Guerra, não é tão bela e típica, hoje em dia, como outras cidades e vilas da zona. Algumas das casas foram reconstruídas segunda a traça original, mas há ainda um toque de abandono, de decadência, uma certa falta de charme...aspectos que se tentam superar por uma americanização do comércio e pela introdução, em excesso, de lojas de marcas estrangeiras...o que me desagradou profundamente.


Ao fundo vê-se uma torre gótica que dá início à rua com o mesmo nome, Kröpeliner Straße, que é eine Fußgängerzone, uma zona pedonal com muito comércio, o tal comércio ...


Esta é a Universitätsplatz, a zona que mais me agradou

Aqui, algumas construções típicas, e, como podem ver, lá estão os inevitáveis Mac Donalds...


3 comentários:

Anónimo disse...

oi, esta cidade da Alemanha tem edificios muito giros e a igreja alemã tem uns traços de arquitectura muito bem contituídos

Anónimo disse...

Que bom ver o seu comentário. Qualquer dia, talvez nas férias, vou pondo imagens de outros locais que conheci nessa viagem à Alemanha de Leste.
Um abraço

Unknown disse...

oi!pois e setora fui convidada para ir ate colonia nestas ferias mas nao sei se vou tenho receio vir de la a falar deutsch e nao voltar a falar potugues.....hihihihihimas era bom pois sempre iria expor o meu alemao ensinado por si ainda e um caso a pensar se vou ou nao.
as fotos estao muito giras JOKAS GANDES